3 filmes que criticam o sonho americano

Por Pedro Correa

        Antes que me chamem de petralha vamos deixar claro que a proposta obviamente não é propagar a antiamericanismo, e sim despertar uma reflexão sobre uma certa idolatria mitificada em torno do sonho americano e, por que não, do nosso complexo de vira lata. Temos tanto a aprender quanto a criticar, portanto os filmes indicados trazem abordagens sobre o como a cultura popular, da qual somos consumidores ávidos, ou politica externa americana costumam respeitar o nobre conceito de liberdade civil apenas quando lhes convêem. Voce assiste os trailers legendados clicando nos titulos.

The purge

Em um futuro onde o desemprego é de apenas 1% e a economia cresce a passos largos, o conceito americano de liberdade teve de ser reiventado para sustentar este cenário. Os novos pais fundadores da nação então decretaram o feriado anual d’O Expurgo, quando, durante uma determinada quantidade de horas, todos podem tudo, incluindo matar e roubar. Ethan Hawk é James Sandin, um vendedor de sistemas de segurança bem sucedido que na noite do expurgo tem sua casa invadida e tem de fazer tudo que for necessario para proteger sua família. Um filme que se passa no futuro não tem que ser necessariamente qualificado como ficção científica, The Purge esta mais para terror/ação, sem abandonar o suspense psicológico, como em “Sob o domínio do medo”. A discussão é oportuna para os EUA, já que recentemente o presidente Obama se emocionou ao anunciar medidas para controle mais rigido no comércio de armas.

God bless america

Selvageria cômica e impiedosa. O protagonista e vivido por Joel Murray, irmão de Bill Murray, é um homem de meia idade que sofre de enxaqueca, sente-se muito incomodado pelos vizinhos e detesta a crueldade e estupidez da televisão. Apos receber a notícia de um tumor no cérebro e depois de viver uma série de situações que o estressam profundamente, como ser demitido por motivos absolutamente inexplicáveis, Frank assassina uma adolescente que havia visto na tv e o crime é testemunhado por uma jovem da mesma idade que insiste em se juntar ao protagonista aparentemente pelo simples prazer de matar. O filme, em resumo, consiste numa jornada de dois psicopatas, como Bonnie e Clyde, matando aqueles que acreditam que merecem este destino. Não e uma obra de arte, mas vale conhecer.

Team America: world police

Apos a reeleição de George W. Bush, em meio a uma onda de paranóia e no auge das guerras do Iraque e Afeganistao, Team America satiriza os divertidisimos clichês televisivos dos anos 80. Os criadores de South Park Trey Parker e Matt Stone não perdoam nem seus amigos atores, como Matt Damon. Após perder um de seus integrantes em uma missão, um esquadrão de elite ligado ao governo dos EUA encontra em um ator, o protagonista, o substituto ideal. Humor acido, inteligente e politicamente direcionado que não deixa nem você tomar um ar entre uma risada e outra.

BÔNUS
O colapso do sonho americano explicado num desenho de meia hora. Voce assiste o cartum inteiro clicando aqui. (Em inglês)

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s